domingo, 8 de março de 2015

Flor no dia das mulheres é para os homens se sentirem bem, não nós

Tenho a impressão de que os homens nos dão flor no dia das mulheres para se sentirem bem e compensarem tudo o que fazem no resto do ano. Postei esse texto no Facebook e passo para cá também para ficar registrado. Espero que gostem.

Hoje é dia das mulheres. Internacional. Isso significa que nós conquistamos um dia só nosso para que aqueles direitos pelos quais lutamos sejam lembrados. Hoje podemos trabalhar, fazer faculdade, votar, andar de saia, de calça jeans, passar batom roxo, pintar o cabelo de rosa e ir de biquíni à praia. Algumas dessas tem um efeito meior na sociedade, outras servem para que nos sintamos melhor conosco mesmas.

Qual o grande problema? Conquistamos direitos, mas não conquistamos liberdade. Conquistamos direito, mas não conquistamos autonomia. A autonomia que eu digo é de ser o que queremos ser, do modo que queremos ser e do modo que devemos ser. Trabalhamos, mas ainda recebemos menos do que os homens. Estudamos, mas ainda temos que lavar o chão de casa. Votamos, mas ainda não temos representantes o suficiente na política. Usamos saia, mas não podemos nos defender de quem fala que a nossa bunda é gostosa.

Nós, mulheres, somos desvalorizadas. Assim como os homens, passamos quatro anos ou mais em faculdades, precisamos tirar as mesmas notas, temos que fazer os mesmos concursos, nos esforçamos intelectualmente igual, mas somos julgadas como menores em nosso gênero se não lavamos roupa. Pegamos ônibus, metrô e trem, passamos horas no trânsito, mas somos criticadas se não fazemos as unhas. Entregamos um trabalho perfeito, mas chamam a nossa atenção se o sutiã está apertado.

Nós, mulheres, queremos respeito, mas ao exigi-lo, dizem que não nos contentamos com nada. Ora, se eu quero andar na rua sem um babaca olhar para os meus peitos, eu tenho esse direito e tenho o direito de pedir isso.

Mas alguém enxerga isso? Tentamos pedir das maneiras mais educadas. Tentamos fazer com que nos ouçam através das palavras, dos livros, das teses, dos discursos, mas nada. Aí decidimos tirar a roupa. Decidimos sair às ruas mostrando os peitos que os homens tanto querem ver, mas para falar que nosso corpo é nosso. E o que dizem? Que somos vagabundas.

A verdade é que homem não sabe o que é ser mulher. Homem nunca saberá o que é ser mulher. Pode simpatizar com a causa a favor da mulher, mas nunca lutará como uma porque pode sair na rua sem camisa sem grandes riscos de ser estuprado, enquanto nós, mulheres, em pleno meio-dia precisamos andar em lugares públicos de calça jeans e camiseta para não correr o risco de sofrer assédio e violência.

Sabe porque vocês tem lido tanto sobre a hipocrisia das pessoas no dia 8 de março? Porque nessa data vocês posta uma foto bonita dizendo que a verdadeira mulher é aquela que é bonita por dentro, mas quando uma gorda gosta de você, não é mulher porque não se cuida e não pensa no próprio corpo. Você diz que todas as mulheres merecem respeito, mas no trânsito faz pouco caso da moça que está na sua frente e passa por ela de maneira descuidada.

Homens e mulheres, vocês são hipócritas. Nós somos hipócritas. Nós queremos acreditar que somos solidários e entendemos as mulheres, mas não entendemos. Temos a ilusão de que lutamos por algo, mas não lutamos. No fundo, somos todos fãs do status quo. Todos queremos que as mulheres continuem sendo o ser frágil que acham que são.

Frágil uma ova. Mulheres levantam caixas pesadas, trocam pneu, consertam móveis e matam baratas. Mulheres moram sozinhas e lidam com situações que marmanjo ainda pede para mamãe e papai fazer. Mulher é chefe e mãe, e é criticada porque tem 30 anos com pele de 60.

Por isso eu repito: não me deem flores. Eu não quero as flores de quem logo mais vai falar que mulher tem que se valorizar passando maquiagem e fazendo dieta. Mulher não tem que se valorizar porque ela já nasce com um valor, o valor de ser um ser humano.

Um comentário:

  1. ao inves de dar flores as mulheres presenteie com semi joias Romagnollo, acessem https://romagnollo.com.br

    ResponderExcluir