domingo, 17 de novembro de 2013

Jogos Vorazes – Em Chamas me deixou confuso e por isso fiquei #chateado

Uma paródia à crítica de Miguel Barbieri Jr – da revista Veja – sobre Em Chamas.

Para se ter uma ideia do tamanho da estreia de Jogos Vorazes – Em Chamas, eu esqueci de falar que a Paris Filmes e a Lionsgate investem em manter os fãs da saga por dentro do processo de produção do segundo longa-metragem da trilogia há muito tempo através das redes sociais. Por isso, só na capital paulista, ocupa quase um terço do circuito, e quem procurou ingresso de última hora teve que se contentar com opções bem menores de lugares nas salas. O Brasil, surpreendentemente, é o primeiro país a lança-lo. Diante de tanto estardalhaço – essa foi a melhor palavra de desprezo que consegui encontrar – confesso que não entendi direito o que estava acontecendo na tela, já que não me aprofundei em saber do que realmente se trata a história, e saí desanimado da sessão da imprensa. Primeira aviso: se você não viu no ano passado Jogos Vorazes, não tem problema, esse é muito melhor.

Eu havia até gostado do primeiro episódio – o que mostra como minha opinião sobre essa saga realmente deve ser levada a sério – embora achasse que pisaram feio nas cenas de violência – na minha nada humilde opinião, deveriam ter chamado Tarantino para segurar as pontas. Nesta segunda parte, reduziram a matança quase a zero e sobrou muita falação desnecessária, porque, afinal, eu sou fã incondicional de dois diretores vivos Woody Allen e Pedro Almodóvar, e se os personagens não mencionarem escritores consagrados ou surgirem frases que só eu mais 25% da população paulistana entenderemos, aí a intelectualidade do filme é baixa. Praticamente 45 minutos do filme são dedicados a explicar o que aconteceu a Katniss Everdeen (Jeniffer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson), após eles terem burlado as regras e, assim, vencido a competição do 74º jogos mortais.

Amigos do Distrito 12 – brincadeira minha, galera, na verdade, a Katniss sempre ignorou o Peeta apesar de ele tê-la salvado certa vez dando pão enquanto ela quase morria de fome – eles inventam ser namorados e, agora, posam de celebridades como pombinhos apaixonados. Mas o Presidente Snow (Donald Sutherland) não está contente com a situação fora da Capital. Os outros distritos, revoltados – antes que eu me esqueça, como consequência da genial quebra de regras que eu mencionei vagamente acima para que parecesse insignificante – estão armando uma rebelião – mas, na verdade, não são todos os distritos, desculpa, me enganei de novo. Eis, então, que ele – é, eu quero dizer, o idealizador dessa edição dos jogos, Plutarch Heavensbee – tem a ideia de jogar novamente Katniss na arena mortal. É claro que, mais uma vez, eu retratei isso como se fosse a coisa mais normal do mundo e o ditador, inspirado pelo profissional da tecnologia, não tivesse a intenção de manipular toda Panem através de uma demonstração de força completamente egoísta.

O 75º torneio, também conhecido como 3º Massacre Quaternário, será composto apenas por vencedores das outras edições e, sem chances de sobreviver, Everdeen possivelmente seria morta. Uma hora dos longos 146 minutos da história se passa numa floresta onde ocorre o famigerado torneio – mas não tem problema, já que é o que dá nome ao filme, então, acho que é importante, né? Há raríssimas mortes (ao contrário do episódio original) – no primeiro dia só oito tributos morrem, muito pouco, quero ver sangueeeeeeeeeeeeeee inocenteeeeeeee – e muitos efeitos digitais fantasiosos para assustar os competidores, como macacos ferozes e uma névoa venenosa – já que, aparentemente, eu não li o livro, essas coisas não fazem muito sentido para mim.

Para tudo isso existe uma explicação que, confusamente, fora da minha capacidade de entendimento, surge nos minutos finais. Além de não me empolgar, Jogos Vorazes – Em Chamas não tem fim – eu acho, não sei se entendi direito, vocês podem me explicar? HELP ME WOODY ALLEN, YOU’RE MY ONLY HOPE!
Espere pela continuação da saga em 2014 e, pelo desfecho, em 2015 (a terceira parte será dividida em duas). Haja paciência – eu não poderia escolher um final menos criativo para esse meu texto!

5 comentários:

  1. Vou te explicar roberta... apesar de ser fa da saga (nos livros e filmes) -mas nao bitolado como muitos q nao aceitam criticas- reconheço que realmente o filme é um pouco confuso, principalmente o desfecho. Entao é o seguinte: as coisas fantasiosas (macacos, névoa, etc) colocadas na arena, foram colocados la pq os idealizadores sabiam q os vitoriosos podiam se recusar a lutar entre si (como katniss e peeta fizeram no primeiro episodio) e eles nao queriam cometer o mesmo erro da ediçao anterior. Por isso a arena é em formato de relogio, desencadeando a cada hora uma surpresa (TIC TAC -sim, SPOILER). No final, ficamos sabendo que muito dos vitoriosos estavam empenhados a dar suas proprias vidas em favor de Katniss -pq ela é o simbolo da rebeliao- e de Peeta pq ela gosta dele. O plano de Beetee era desde o inicio explodir a arena pq eles (alguns vitoriosos) seriam resgatados por Plutarch (idealizador dos jogos) que faz parte de uma comunidade secreta do Distrito 13 (sim, ele existe) junto com outros vitoriosos que tem como objetivo acabar com a hegemonia da capital. Porem só alguns vitoriosos -Katniss, Beetee e Finick- estavam no local marcado onde o aeroplanador os buscaria (o lugar era a arvore do raio), e os outros -Peeta, Finick e Johanna- foram levados pela capital. Enfim, realmente teremos que esperar até 2015 para vermos o desfecho, mas isso acontece com todas as sagas (Crepusculo, Harry Potter, etc) mas vale a pena, pq o terceiro livro é só guerra e rebeliao seeuehuehshuse pra quem leu os livros sabe que o filme é super fiel, quem nao leu fica meio perdido mesmo ate pq alguns detalhes importantes n sao mostrados rs otima critica, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kevin, obrigada pelo comentário.
      Estou ciente de todas essas informações porque já li os livros e pesquiso sobre o assunto.
      Como eu escrevi no começo do texto, esse post é uma paródia a uma crítica da revista Veja (este link: http://vejasp.abril.com.br/blogs/miguel-barbieri/2013/11/14/jogos-vorazes-em-chamas-critica-estreia/) =)

      Gostei do filme, já assisti duas vezes e quero ver de novo. Estou ansiosa pelo terceiro =)

      Abraço!

      Excluir
    2. No primeiro filme eles colocaram cachorros gigantes pra matar todos . Essa ideia de colocarem amimais assassinos nao foi por causa da ketniss e do pettam

      Excluir
  2. Muito Bom ! Valeu Pessoal!!! Abraços

    ResponderExcluir