segunda-feira, 18 de março de 2013

Uma carta da Vida Real à Utopia

por Roberta F. Rodrigues

La Trahison des images - René Magritte

Um dia a Utopia enviou uma carta à Vida Real tentando convencê-la de que todo o seu esforço não valia a pena e cobrando-a certas coisas. A Vida Real respondeu mais ou menos assim...

De: Vida Real
Para: Utopia

Utopia, minha cara! Agradeço pelas ideias, mas se falta tempo para pensar, respirar e dançar, quem dirá para amar! O que importa, de verdade, é nunca desistir e sempre ter tempo de sorrir.
Quem foi que disse que só o amor (eros, vale ressaltar) é que traz à vida o suave calor?
A alegria, minha amiga, não depende de magia.
Magia? A realidade é a melhor via!
Venha comigo e aprenda com o perigo.
Utopia, todos tentam fugir de mim. Sim, às vezes até eu acho que não sou capaz de fazer alguém feliz, mas é porque são poucas as pessoas que tentam encontrar o que há de bom no que eu ofereço.
Crescimento, talento, conhecimento. Resistência, paciência, benevolência. Cuidado, atenção, oração.

Se não te convenci, Utopia, de que eu realmente posso ser uma boa amiga, peço apenas que não engane os que trato com tanto carinho: aqueles que me aceitaram como sou, vivem felizes ao meu lado e sofrem menos por terem sempre encarado tudo de verdade.

Ah, Utopia. Sobre os meus, eles têm tudo o que os seus também têm, mas aproveitam com muito mais sabedoria. Enfrentam as situações com muito mais ousadia, e saem com mais coragem. Não há espaço para o medo.

Utopia, agradeço pela carta e pelos conselhos, mas, pelo menos por enquanto, permanecerei do jeito que sou. Perdoe-me o paradoxo, digo simplesmente que fico assim: Feliz. Forte. Real. E vivendo um amor de verdade.

Um comentário:

  1. Uma das coisas que você lê e vale a pena pelo seu dia inteiro. Amazing, Robs! Keep it up.

    ResponderExcluir